Repórter do FuturoAluna/repórter no módulo “Descobrir São Paulo, Descobrir- se Repórter + Livro “Cadernos de Jornalismo”

12226923_10206003870708871_876444374404551974_n

O Projeto Repórter do Futuro – Módulos Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter é uma parceria entre a Oboré e a Escola do Parlamento da Câmara de São Paulo. Neste módulo, os alunos participam semanalmente de conversas com especialistas que discutem políticas públicas de assuntos relevantes para a cidade como Habitação, Educação, Mobilidade, Segurança e Cultura. Após cada palestra, os alunos participam de uma coletiva de imprensa com o especialista e produzem uma matéria sobre o tema. Os orgãos de comunicação da casa legislativa participaram ativamente dessa edição, publicando a melhor matéria de cada tema no portal da Câmara.

A reportagem “Cidade das Culturas“, de Meiri Farias, foi a escolhida na semana onde o tema foi “Cultura”. A matéria discute direito à cidade e ocupação do espaço público, a partir de três eventos que aconteceram no final de semana em que foi produzida: Inauguração da obra do Casarão da Celso Garcia com a presença do prefeito Fernando Haddad, deputada Luiza Erundina e o secretário da cultura Nabil Bonduki (palestrante especialista da semana); início do Festival de Contação de Histórias do Sistema Municipal de Bibliotecas, na biblioteca Hans Christian Andersen e abertura da Avenida Paulista para lazer.

sem-titulow

Clique no link ou na imagem para ler a matéria na íntegra

No final do curso, os alunos realizaram uma tarefa chamada “Operação Ponto Final”, com o objetivo de pegar um ônibus aleatoriamente e produzir uma reportagem sobre o destino. O texto de Meiri Farias, “Ponto final é território de passagem”, sobre o bairro Santana foi um dos escolhidos para o livro “Cadernos de Jornalismo do Projeto Repórter do Futuro”, publicação impressa e online que registra o conteúdo produzido durante todas as edições do módulo Descobrir São Paulo, Descobrir-se Repórter.

A matéria “Ponto final é território de passagem” está na p. 98 da edição impressa e na p. 100 da edição online.

projeto-reporter-do-futuro

Acesse aqui a versão impressa
21×28, 108 p., cor. Capa: Laerte. Impressão: Imprensa Oficial – IMESP

Acesse aqui a versão digital
Inclui links para conteúdo, como fotos, vídeos e sites institucionais, relacionados com os cursos.

Anúncios